No último domingo (18.jan), mais de 25 mil pessoas, de 15 a 59 anos, receberam a dose única da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã. Primeiro imunizante 100% nacional contra a doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti.
A estratégia piloto do Ministério da Saúde foi replicada, neste primeiro momento, somente em mais duas outras cidades do Brasil: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). A proposta é o de avaliar o impacto da vacinação na transmissão da dengue e produzir evidências técnicas para a expansão da estratégia em todo o País.
A OSS Pirangi, responsável pela gestão da Saúde em parceria com o Poder Público Municipal, participou com quase 500 profissionais. Faculdade de Medicina da Unesp, Ministério Público e Justiça Eleitoral também contribuíram na organização e viabilização da ação.
Para que a vacina alcance sua eficácia coletiva, é necessário que pelo menos 50% da população elegível esteja imunizada. Assim, moradores de Botucatu que correspondem à faixa etária da campanha e que por algum motivo perderam o ‘Dia D’, podem procurar as unidades de saúde do Município até o dia 3o de janeiro!